Tipos de linha para crochê

Lista com os tipos de linha mais comuns para crochê

Olá meninas, tudo bem com vocês? Nesse artigo vou mostrar para vocês quais são os tipos de linha para crochê mais comuns e suas utilidades. Todas as receitas que posto aqui para vocês no blog vem informando qual o tipo de linha necessária para fazer o trabalho, mas quando você for fazer seu próprio trabalho sem se basear numa receita ou gráfico, você deve escolher o tipo de linha que mais se adequa, escolhendo a cor, o material e a espessura da linha de crochê.

Podemos classificar os tipos de linha para crochê em três categorias: fios sintéticos (acrílico, nylon, poliéster), fios naturais (bambu, algodão) e fios animais (lã, caxemira). Além de conhecermos os tipos das linhas, devemos levar em conta a variação de peso da linha. O peso da linha que você escolher vai determinar o tamanho da agulha de crochê. Quanto mais espesso o fio, maior a agulha necessária para fazer o crochê.

Exemplos de utilização de cada tipo de linha:

  • Nylon: Cordões e Bolsas de Mão.
  • Algodão: Capinhas, Pulseiras, Capa de Almofada e Casaquinhos.
  • Lã: Cachecol, Sapatinho de Babê e Blusas.


Exemplo de trabalho feito com lã

Claro que esses são apenas alguns exemplos para vocês terem idéia do que daria pra fazer com cada tipo de linha para crochê. Na verdade apenas com o tempo a gente vai pegando a prática de saber qual linha fica mais fácil e mais bonito de usar nos trabalhos que viermos a fazer.

Na nossa sessão de receitas vocês poderão fazer download de vários trabalhos (bolsas, casaquinhos e etc) e em cada receita já vai estar especificado o tipo de linha e a agulha necessária. Se você gostou desse artigo deixe um comentário para gente!

32 respostas para “Tipos de linha para crochê”

  1. VANIA SALLES disse:

    POR FAVOR ME AJUDEM,
    DESEJARIA SABER QUAL LINHA E COR É FEITA A BLUSA DA APRESENTADORA ANA MARIA BRAGA. É UMA LINHA COR AMARELO LIMÃO.
    CASO SAIBA, ME AJUDE.
    OBRIGADO,
    VANIA SALLES

  2. VANIA SALLES disse:

    POR FAVOR ME AJUDEM,
    DESEJARIA SABER QUAL LINHA E COR É FEITA A BLUSA DA APRESENTADORA ANA MARIA BRAGA. É UMA LINHA COR AMARELO LIMÃO.
    CASO SAIBA, ME AJUDE.
    OBRIGADO,
    VANIA SALLES

  3. Mari disse:

    Bom dia!!!
    Na verdade eu estou começando a aprender fazer crochê, pois eu estava dando uma olhada em alguns sites e fiquei bem interessada em aprender,gostaria de saber se vc ensina e como funciona,se puder me responder ficarei grata.

    Muito obrigada…

    Um abraço!!!!

  4. Mari disse:

    Bom dia!!!
    Na verdade eu estou começando a aprender fazer crochê, pois eu estava dando uma olhada em alguns sites e fiquei bem interessada em aprender,gostaria de saber se vc ensina e como funciona,se puder me responder ficarei grata.

    Muito obrigada…

    Um abraço!!!!

  5. sonia aparecida ferreira disse:

    quero receitas de biquine e moda praia e linhas que contenham nylon ou lycra

  6. sonia aparecida ferreira disse:

    quero receitas de biquine e moda praia e linhas que contenham nylon ou lycra

  7. Adriana disse:

    Gostei muito . gostaria de saber cual linhas que da o balanso no crochê

  8. Adriana disse:

    Gostei muito . gostaria de saber cual linhas que da o balanso no crochê

  9. Na verdade eu não sei nada mas estou muito querendo aprender fazer crochê, pois eu estava dando uma olhada em alguns sites e fiquei bem interessada em aprender,gostaria de saber se vc ensina e como funciona,se puder me responder ficarei grata.
    Muito obrigada…

  10. Na verdade eu não sei nada mas estou muito querendo aprender fazer crochê, pois eu estava dando uma olhada em alguns sites e fiquei bem interessada em aprender,gostaria de saber se vc ensina e como funciona,se puder me responder ficarei grata.
    Muito obrigada…

  11. Na verdade eu não sei nada mas estou muito querendo aprender, desde o ínicio mostrando como fz.
    Muito obrigada…

  12. Na verdade eu não sei nada mas estou muito querendo aprender, desde o ínicio mostrando como fz.
    Muito obrigada…

  13. Eu não sei nada mas estou muito querendo aprender, desde o ínicio mostrando como fz.
    Muito obrigada…

  14. Eu não sei nada mas estou muito querendo aprender, desde o ínicio mostrando como fz.
    Muito obrigada…

  15. nubia campos de souza disse:

    gostaria de saber qual a linha usar para fazer as blusas que não fiquem com aquele aspecto duro e sim que tenha uma bom caimento ,ois faço e fica sempre grosseiro ,ai tira a beleza do crochet o bom mesmo é dar um bom caimento ,por favor me da uma dica das linhas

  16. nubia campos de souza disse:

    gostaria de saber qual a linha usar para fazer as blusas que não fiquem com aquele aspecto duro e sim que tenha uma bom caimento ,ois faço e fica sempre grosseiro ,ai tira a beleza do crochet o bom mesmo é dar um bom caimento ,por favor me da uma dica das linhas

  17. vilma sena disse:

    Tem muito tempo que nao faco croche.seu blog esta mim ajudando muito.obrigada.

  18. vilma sena disse:

    Tem muito tempo que nao faco croche.seu blog esta mim ajudando muito.obrigada.

  19. Estela disse:

    Olá! Estou começando a aprender croche e estou apaixonada! Seu blog me será muito útil. Obrigada!
    Beijo

  20. Estela disse:

    Olá! Estou começando a aprender croche e estou apaixonada! Seu blog me será muito útil. Obrigada!
    Beijo

  21. midiane disse:

    eu queria fazer um sapatinho para meu bebe que esta vindo mais nao tenho ideia de com que linha e agulha devo fazer. por favor me de uma dica de como fazer um lindo sapatinho como os que eu vi no seu blog. obrigada

  22. Rosemeire disse:

    Que linha eu uso pra fazer jogo de banheiro

  23. Rosemeire disse:

    Que linha eu uso pra fazer jogo de banheiro

  24. maria lucia matos disse:

    sou apaixonada por choche,quero aprender confeccionar peças voce pode me ajudar

  25. Fátima disse:

    Menina você caiu do céu, são as informações que estou precisando, que linha ou lã usar nos meus trabalhos. Obrigada

  26. Ana Paula disse:

    Minha Mãe, faz crochê e tricô lindamente.
    Todas as peças, com ou sem revista.
    Ela já me ensinou e eu nunca me liguei.
    Mas agora, estou querendo fazer uma surpresa pra ela.
    Vou comprar a linha e a agulha.
    E tentar fazer, pelo menos um ponto básico.
    Eu adoro artesanato, ja fiz muito, mas me desanimei.
    Então vou me esforçar para fazer mais este ofício.
    Bjs a todos.

  27. Nercia Cassamo disse:

    amei as dicas, estou iniciando no crochê e estou gostando muito, no meu pais nao tenho muitas opções de linhas mais vou fazendo com o que tenho.obrigado

  28. Ana Trindade disse:

    Gosto de crochê, mas não tenho muita experiência, existem pontos lindos que gostaria de aprender e alguns ainda dá pra tirar qndo o gráfico está bom. Também tenho dificuldade em escolher o tipo de linha para certos trabalhos. Amei o blog. Já me ajudou bastante. Obrigada.

  29. Marlene disse:

    Q linha uso pra faser sapatilha de croche

  30. carla valeria geronimo disse:

    Quero saber qual é a linha que uso para faser aquelas toalhinhas bem delicadas com a linha bem fininhas para criado mudo

  31. Marli disse:

    Olá sou crocheteira há muito tempo é hoje me deparei com um tapete numa linha que desconheço. Não é malha, é tão grosso quanto a malha mas tem outra textura. A dona do tapete disse que é fio de tule, e olhando bem parece mesmo tule. Eu procurei em vários sites mas não achei nada. Vocês podem me ajudar???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *