Crochê para Iniciantes – Dicas

Um guia com dicas de crochê para iniciantes

Olá amiga, nesse artigo vou ensinar o básico para você aprender crochê do início. Quando estamos aprendendo alguma coisa tudo parece um pouco mais difícil. Talvez você fique em dúvida de qual tipo de fio e em qual espessura você vai usar para fazer sua receita ou talvez fique em dúvida sobre qual agulha dentre as várias que temos no mercado você vai precisar para seu trabalho ficar perfeito.

Mas fique tranquila porque apesar de existir várias linhas, vários tamanhos, várias agulhas, você vai perceber que nas receitas que for trabalhar (temos várias receitas aqui no nosso blog) já vai estar especificado qual agulha e qual tipo de linha você vai precisar. Não fique assustada, fazer crochê é muito simples!

Mas abordando o assunto crochê para iniciantes a primeira coisa que precisa aprender é sobre os tipos de agulhas, lãs e gráficos para assim poder por a mão na massa e fazer seus próprios modelos. Vamos começar com os equipamentos básicos que você vai precisar para aprender o básico sobre crochê.

Introdução aos equipamentos de crochê para iniciantes

Você não precisa de muita coisa para começar a fazer crochê. O mínimo necessário que você precisa ter é:

Se você quiser seria legal ter uma agulha de tapeçaria. Claro que para você começar a fazer crochê não é necessário ter uma, mas ela será de ajuda para fazermos os acabamentos de um projeto, principalmente quando tivermos que dar o acabamento nas extremidades.

Pronto! Essas são as dicas/materiais de crochês para iniciantes, e acredito que com isso pelo menos o “susto” inicial de aprender crochê deve ter passado. Como tudo na vida, para aprendermos de verdade e ficarmos seguras para fazer os trabalhos precisamos praticar sempre.

capa almofada crochê para iniciantes
Em breve vocês estarão fazendo trabalhos assim!

Agora, seu próximo passo é aprender os tipos de pontos para crochê.

77 comentários em “Crochê para Iniciantes – Dicas

  1. iracy santos :

    Amei aprender fazer croche,gente ja estou ensinando…visualizem e de sua opinião .bjs no coração
    https://www.youtube.com/watch?v=4XyfsSttJfs
    https://www.youtube.com/watch?v=oX5sk2edKBI
    https://www.youtube.com/watch?v=EUm6IAVo3Rk&t=133s

  2. Maria :

    Eu vendo tapetes de crochés, são lindos, mas vejo que é pouco valorizado esse trabalho que é tão lindo, as pessoas tem dó de pagar um valor que é justo. Contudo, não são todas as pessoas que enxergam desta forma.

    É muito criativo.
    Abraços.

  3. Luzia Abadia de Carvalho :

    Eu quero aprender a fazer crochê. Alguem me ensina por favor

  4. Silvana Teixeira :

    Boa noite, gostaria de aprender alguma técnica de fazer crochê usando apenas uma mão, a outra mão não se mexe mas pode servir de apoio, minha sobrinha teve um avc, fazia trabalhos lindos, ela ama fazer crochê, e eu queria muito aprender algo pra poder ensinar a ela. Seria muito bom pra sua recuperação e Pra distrair. Será que existe alguma órtese que ajudaria?
    Obrigada
    Silvana.

  5. Maria raimunda :

    Bom dia, gostaria muito de aprender fazer croché mas tenho muito dificuldades em aprender fazer croché como será que posso aprender gostaria de uma ajuda.

  6. Encantada como este site, adoro crochê mas sou uma iniciante. Já marquei este site no meu favoritos.

  7. Joana :

    Nossa um mais lindo que o outro, em casa na minha cozinha e banheiro nao pode falta nunca tapetes de crochê. parabéns pela postagem.

  8. Vamos aprender crochê! suas Dicas são valiosas!

  9. alice :

    amo fazer croche mas quero aprender rmais bjos

  10. Cleide :

    Gostaria de fazer uma bluza em pontos V

  11. Carmen Rodrigues Trigo :

    Bom dia muito obrigado estou começando agora a fazer crochê sou canhota o que me dificulta um pouco e não acho ninguém que me ensine gostaria de ter dicas simples como caminho de mesa, tapetes, almofadas coisas pequenas desde ja muito obrigado.

  12. Boa tarde, faço tricor mais ou menos desde de cça, mas agora estou anciosa para atrender croché, acho um trabalho artezanal muiiiiiito bonito.. Por favor será que vcs poderia me ensinar desde o inicio ? desde já agração de coração abraços á todas Aparecida.

  13. Boa tarde, faço tricor mais ou menos desde de cça, mas agora estou anciosa para atrender croché, acho um trabalho artezanal muiiiiiito bonito.. Por favor será que vcs poderia me ensinar desde o inicio ? desde já agração de coração abraços á todas Aparecida.

  14. Mariaelineide :

    Aprendi fazer capa para liquidificador pela primeira vez usando esses vídeos sobre dicas muito obrigado pelo carinho de todos beijo grande

  15. Mariaelineide :

    Aprendi fazer capa para liquidificador pela primeira vez usando esses vídeos sobre dicas muito obrigado pelo carinho de todos beijo grande

  16. Anelise :

    Olá, to a procura de alguém q me diga qual é o nome da linha para fazer barrado no pano de prato. Muito obrigada.

  17. Anelise :

    Olá, to a procura de alguém q me diga qual é o nome da linha para fazer barrado no pano de prato. Muito obrigada.

  18. Noraney :

    Acho lindo e sei pouco. Gostaria de aprender .

  19. Noraney :

    Acho lindo e sei pouco. Gostaria de aprender .

  20. Marilene :

    Obrigada por aceitar e me ensinar o croché pois é muito lindo esse trabalho. Um abraço.

  21. Marilene :

    Obrigada por aceitar e me ensinar o croché pois é muito lindo esse trabalho. Um abraço.

  22. Ana Paula :

    Eu adoro fazer croche não faço muito bem, mas quando tento fazer por exemplo tapete redondo ou quadrado no começo vai bem, mais no final fica tudo repujado vc pode me dar alguma sujestão .

  23. Ana Paula :

    Eu adoro fazer croche não faço muito bem, mas quando tento fazer por exemplo tapete redondo ou quadrado no começo vai bem, mais no final fica tudo repujado vc pode me dar alguma sujestão .

  24. julcileila :

    Por favor, queria saber porque meus pontos ficam torcidos e o trabalho final torto! Poderia me ajudar?

  25. julcileila :

    Por favor, queria saber porque meus pontos ficam torcidos e o trabalho final torto! Poderia me ajudar?

  26. ameliacasagrande ruano :

    gostaria de aprender trabalhar com croche adoro croche é maravilhoso se puderem me ajudar ficarei grata obrigada

  27. ameliacasagrande ruano :

    gostaria de aprender trabalhar com croche adoro croche é maravilhoso se puderem me ajudar ficarei grata obrigada

  28. Denise Alves :

    Estou iniciando agora amo crochê.
    Gostaria de aprender a fazer caminho de mesa.
    Muito obrigado

  29. Denise Alves :

    Estou iniciando agora amo crochê.
    Gostaria de aprender a fazer caminho de mesa.
    Muito obrigado

  30. Diana :

    Amo crochê mais não sei fazer muito bem e só fico no tricô

  31. Diana :

    Amo crochê mais não sei fazer muito bem e só fico no tricô

  32. sandra :

    Bom dia …. gostaria muito de apreender fazer crochê.

  33. sandra :

    Bom dia …. gostaria muito de apreender fazer crochê.

  34. Simples e rápido. Com essas dicas, vou conseguir fazer o meu primeiro crochê!

    Muito obrigada pela dica!

  35. Simples e rápido. Com essas dicas, vou conseguir fazer o meu primeiro crochê!

    Muito obrigada pela dica!

  36. maria de jesus gomea :

    Faco croche mas so por revista gostaria de me aprimorar por favor me ajuda

  37. maria de jesus gomea :

    Faco croche mas so por revista gostaria de me aprimorar por favor me ajuda

  38. lucilene de jsus silva :

    ola tudo bem

  39. lucilene de jsus silva :

    ola tudo bem

  40. gardênia :

    oi! Amo crochê , mas sei pouca coisa. Gostaria da receita de como fazer conjunto para banheiro da peppa.

  41. gardênia :

    oi! Amo crochê , mas sei pouca coisa. Gostaria da receita de como fazer conjunto para banheiro da peppa.

  42. quero receber receitas e ensinando a fazer croche,quero mto,mto mesmo aprender a fazer croche ,obrigada Vera

  43. quero receber receitas e ensinando a fazer croche,quero mto,mto mesmo aprender a fazer croche ,obrigada Vera

  44. gilcelia :

    Gostaria de aprender croche,pois acho lindo.

  45. gilcelia :

    Gostaria de aprender croche,pois acho lindo.

  46. roseane soares dossantos :

    gostei muito dos trabalhos de crochê. gostaria de aprender fazer uma almofada de girassol.

  47. roseane soares dossantos :

    gostei muito dos trabalhos de crochê. gostaria de aprender fazer uma almofada de girassol.

  48. Viviane gonçalves :

    Bom ainda nao sei nada sobre crochetar e gostaria muito de aprender . Se por acaso alguem ai poder me ajudar ficarei muito agradecida pois nao sei nem um tipo de ponto e nem nada bjs obrigada

  49. Viviane gonçalves :

    Bom ainda nao sei nada sobre crochetar e gostaria muito de aprender . Se por acaso alguem ai poder me ajudar ficarei muito agradecida pois nao sei nem um tipo de ponto e nem nada bjs obrigada

  50. Gostaria de fazer croche mais só sei o básico

  51. Gostaria de fazer croche mais só sei o básico

  52. Rosana nunes pires :

    recebe dicas de tecer croche para iniciantes

  53. Rosana nunes pires :

    recebe dicas de tecer croche para iniciantes

  54. keila :

    Oi, gosto de fazer crochê, mas sempre fica torto, por que?

  55. keila :

    Oi, gosto de fazer crochê, mas sempre fica torto, por que?

  56. emilly :

    tenho dez anoz e gostei muito consigui fazer muito obrigada

  57. emilly :

    tenho dez anoz e gostei muito consigui fazer muito obrigada

  58. emilia :

    ola gostaria de saber como faço para meus trabalhos não ficarem tortos qual é a dica obrigada

  59. emilia :

    ola gostaria de saber como faço para meus trabalhos não ficarem tortos qual é a dica obrigada

  60. Eu amei fazer, é muitissississimo legal. Obrigada!

  61. Eu amei fazer, é muitissississimo legal. Obrigada!

  62. Bianca :

    Boa noite! Sou iniciante rsrs
    Gente, alguém pode me ajudar a encontrar a ponta da linha do novelo? rsrsrsrs
    Eu estou usando a Linha ANNE

  63. Bianca :

    Boa noite! Sou iniciante rsrs
    Gente, alguém pode me ajudar a encontrar a ponta da linha do novelo? rsrsrsrs
    Eu estou usando a Linha ANNE

  64. Rossana :

    Oi, aprendi os pontos básicos de crochê praticamente sozinha, mas depois disso fico sem saber bem para onde vai, me confundo,gostaria de alguma dica. obrigada!

  65. Rossana :

    Oi, aprendi os pontos básicos de crochê praticamente sozinha, mas depois disso fico sem saber bem para onde vai, me confundo,gostaria de alguma dica. obrigada!

  66. fatima :

    nao sei nada e acho dificil

  67. fatima :

    nao sei nada e acho dificil

  68. Jessica :

    Olá eu sou a Jessica e gostaria muito de aprender a fazer crochê pois não sei nada… Obrigada

  69. Jessica :

    Olá eu sou a Jessica e gostaria muito de aprender a fazer crochê pois não sei nada… Obrigada

  70. Olá quem puder me ajudar, amo colchetear, mas tenho uma enorme dificuldade em fazer tapete oval gostaria de ver um passo a passo em vídeo de um tapete bem fácil .de fazer, des de já fico muito agradecida a quem puder me ajudar. bjus

  71. Olá quem puder me ajudar, amo colchetear, mas tenho uma enorme dificuldade em fazer tapete oval gostaria de ver um passo a passo em vídeo de um tapete bem fácil .de fazer, des de já fico muito agradecida a quem puder me ajudar. bjus

  72. Carla :

    Olá Daiane, eu estou tentando postar mais receitas em vídeo para ajudar quem ainda não tem prática com crochê.

    Em breve acredito que teremos mais novidades em vídeo.

    Beijo!!

  73. Carla :

    Olá Daiane, eu estou tentando postar mais receitas em vídeo para ajudar quem ainda não tem prática com crochê.

    Em breve acredito que teremos mais novidades em vídeo.

    Beijo!!

  74. daiane :

    gostaria de aprender a fazer croche , mas só consigo se tive vídeo então me ajudem coloque vídeo de tapetes. caminho de mesa , já agradeço muito sei que vão me ajudar…..

  75. daiane :

    gostaria de aprender a fazer croche , mas só consigo se tive vídeo então me ajudem coloque vídeo de tapetes. caminho de mesa , já agradeço muito sei que vão me ajudar…..

  76. MARCELA :

    oi eu queria que voce me encinasse passo a passo de como fazer um caminho de mesa pois tenho um pouco de noção mas n sei muito bem oque fazer e tambem n sei muito a linguagem do crochê ou seja n sei os siguinificados dos sinais .me enscina me dá dicas por favor.
    muito obrigada
    beijus

  77. MARCELA :

    oi eu queria que voce me encinasse passo a passo de como fazer um caminho de mesa pois tenho um pouco de noção mas n sei muito bem oque fazer e tambem n sei muito a linguagem do crochê ou seja n sei os siguinificados dos sinais .me enscina me dá dicas por favor.
    muito obrigada
    beijus

Comente!

Seu endereço de email não será publicado ;-)
Campos marcados com * são obrigatórios.