Crochê para Iniciantes – Dicas

Um guia com dicas de crochê para iniciantes

Olá amiga, nesse artigo vou ensinar o básico para você aprender crochê do início. Quando estamos aprendendo alguma coisa tudo parece um pouco mais difícil. Talvez você fique em dúvida de qual tipo de fio e em qual espessura você vai usar para fazer sua receita ou talvez fique em dúvida sobre qual agulha dentre as várias que temos no mercado você vai precisar para seu trabalho ficar perfeito.

Mas fique tranquila porque apesar de existir várias linhas, vários tamanhos, várias agulhas, você vai perceber que nas receitas que for trabalhar (temos várias receitas aqui no nosso blog) já vai estar especificado qual agulha e qual tipo de linha você vai precisar. Não fique assustada, fazer crochê é muito simples!

Mas abordando o assunto crochê para iniciantes a primeira coisa que precisa aprender é sobre os tipos de agulhas, lãs e gráficos para assim poder por a mão na massa e fazer seus próprios modelos. Vamos começar com os equipamentos básicos que você vai precisar para aprender o básico sobre crochê.

Introdução aos equipamentos de crochê para iniciantes

Você não precisa de muita coisa para começar a fazer crochê. O mínimo necessário que você precisa ter é:

Se você quiser seria legal ter uma agulha de tapeçaria. Claro que para você começar a fazer crochê não é necessário ter uma, mas ela será de ajuda para fazermos os acabamentos de um projeto, principalmente quando tivermos que dar o acabamento nas extremidades.

Pronto! Essas são as dicas/materiais de crochês para iniciantes, e acredito que com isso pelo menos o “susto” inicial de aprender crochê deve ter passado. Como tudo na vida, para aprendermos de verdade e ficarmos seguras para fazer os trabalhos precisamos praticar sempre.


Em breve vocês estarão fazendo trabalhos assim!

Agora, seu próximo passo é aprender os tipos de pontos para crochê.

83 respostas para “Crochê para Iniciantes – Dicas”

  1. MARCELA disse:

    oi eu queria que voce me encinasse passo a passo de como fazer um caminho de mesa pois tenho um pouco de noção mas n sei muito bem oque fazer e tambem n sei muito a linguagem do crochê ou seja n sei os siguinificados dos sinais .me enscina me dá dicas por favor.
    muito obrigada
    beijus

  2. MARCELA disse:

    oi eu queria que voce me encinasse passo a passo de como fazer um caminho de mesa pois tenho um pouco de noção mas n sei muito bem oque fazer e tambem n sei muito a linguagem do crochê ou seja n sei os siguinificados dos sinais .me enscina me dá dicas por favor.
    muito obrigada
    beijus

  3. daiane disse:

    gostaria de aprender a fazer croche , mas só consigo se tive vídeo então me ajudem coloque vídeo de tapetes. caminho de mesa , já agradeço muito sei que vão me ajudar…..

    • Cristiane Alves disse:

      Oi Daiane, aprendi com os vídeos do Curso com Luciene Targa no luartscroche.com, todas as aulas são em vídeo. Espero ter ajudado

  4. daiane disse:

    gostaria de aprender a fazer croche , mas só consigo se tive vídeo então me ajudem coloque vídeo de tapetes. caminho de mesa , já agradeço muito sei que vão me ajudar…..

  5. Carla disse:

    Olá Daiane, eu estou tentando postar mais receitas em vídeo para ajudar quem ainda não tem prática com crochê.

    Em breve acredito que teremos mais novidades em vídeo.

    Beijo!!

  6. Carla disse:

    Olá Daiane, eu estou tentando postar mais receitas em vídeo para ajudar quem ainda não tem prática com crochê.

    Em breve acredito que teremos mais novidades em vídeo.

    Beijo!!

  7. Olá quem puder me ajudar, amo colchetear, mas tenho uma enorme dificuldade em fazer tapete oval gostaria de ver um passo a passo em vídeo de um tapete bem fácil .de fazer, des de já fico muito agradecida a quem puder me ajudar. bjus

  8. Olá quem puder me ajudar, amo colchetear, mas tenho uma enorme dificuldade em fazer tapete oval gostaria de ver um passo a passo em vídeo de um tapete bem fácil .de fazer, des de já fico muito agradecida a quem puder me ajudar. bjus

  9. Jessica disse:

    Olá eu sou a Jessica e gostaria muito de aprender a fazer crochê pois não sei nada… Obrigada

  10. Jessica disse:

    Olá eu sou a Jessica e gostaria muito de aprender a fazer crochê pois não sei nada… Obrigada

  11. fatima disse:

    nao sei nada e acho dificil

  12. fatima disse:

    nao sei nada e acho dificil

  13. Rossana disse:

    Oi, aprendi os pontos básicos de crochê praticamente sozinha, mas depois disso fico sem saber bem para onde vai, me confundo,gostaria de alguma dica. obrigada!

  14. Rossana disse:

    Oi, aprendi os pontos básicos de crochê praticamente sozinha, mas depois disso fico sem saber bem para onde vai, me confundo,gostaria de alguma dica. obrigada!

  15. Bianca disse:

    Boa noite! Sou iniciante rsrs
    Gente, alguém pode me ajudar a encontrar a ponta da linha do novelo? rsrsrsrs
    Eu estou usando a Linha ANNE

  16. Bianca disse:

    Boa noite! Sou iniciante rsrs
    Gente, alguém pode me ajudar a encontrar a ponta da linha do novelo? rsrsrsrs
    Eu estou usando a Linha ANNE

  17. Saliana disse:

    Eu amei fazer, é muitissississimo legal. Obrigada!

  18. Saliana disse:

    Eu amei fazer, é muitissississimo legal. Obrigada!

  19. emilia disse:

    ola gostaria de saber como faço para meus trabalhos não ficarem tortos qual é a dica obrigada

  20. emilia disse:

    ola gostaria de saber como faço para meus trabalhos não ficarem tortos qual é a dica obrigada

  21. emilly disse:

    tenho dez anoz e gostei muito consigui fazer muito obrigada

  22. emilly disse:

    tenho dez anoz e gostei muito consigui fazer muito obrigada

  23. keila disse:

    Oi, gosto de fazer crochê, mas sempre fica torto, por que?

  24. keila disse:

    Oi, gosto de fazer crochê, mas sempre fica torto, por que?

  25. Rosana nunes pires disse:

    recebe dicas de tecer croche para iniciantes

  26. Rosana nunes pires disse:

    recebe dicas de tecer croche para iniciantes

  27. Marilene disse:

    Gostaria de fazer croche mais só sei o básico

  28. Marilene disse:

    Gostaria de fazer croche mais só sei o básico

  29. Viviane gonçalves disse:

    Bom ainda nao sei nada sobre crochetar e gostaria muito de aprender . Se por acaso alguem ai poder me ajudar ficarei muito agradecida pois nao sei nem um tipo de ponto e nem nada bjs obrigada

  30. Viviane gonçalves disse:

    Bom ainda nao sei nada sobre crochetar e gostaria muito de aprender . Se por acaso alguem ai poder me ajudar ficarei muito agradecida pois nao sei nem um tipo de ponto e nem nada bjs obrigada

  31. roseane soares dossantos disse:

    gostei muito dos trabalhos de crochê. gostaria de aprender fazer uma almofada de girassol.

  32. roseane soares dossantos disse:

    gostei muito dos trabalhos de crochê. gostaria de aprender fazer uma almofada de girassol.

  33. gilcelia disse:

    Gostaria de aprender croche,pois acho lindo.

  34. gilcelia disse:

    Gostaria de aprender croche,pois acho lindo.

  35. quero receber receitas e ensinando a fazer croche,quero mto,mto mesmo aprender a fazer croche ,obrigada Vera

  36. quero receber receitas e ensinando a fazer croche,quero mto,mto mesmo aprender a fazer croche ,obrigada Vera

  37. gardênia disse:

    oi! Amo crochê , mas sei pouca coisa. Gostaria da receita de como fazer conjunto para banheiro da peppa.

  38. gardênia disse:

    oi! Amo crochê , mas sei pouca coisa. Gostaria da receita de como fazer conjunto para banheiro da peppa.

  39. lucilene de jsus silva disse:

    ola tudo bem

  40. lucilene de jsus silva disse:

    ola tudo bem

  41. maria de jesus gomea disse:

    Faco croche mas so por revista gostaria de me aprimorar por favor me ajuda

  42. maria de jesus gomea disse:

    Faco croche mas so por revista gostaria de me aprimorar por favor me ajuda

  43. Simples e rápido. Com essas dicas, vou conseguir fazer o meu primeiro crochê!

    Muito obrigada pela dica!

  44. Simples e rápido. Com essas dicas, vou conseguir fazer o meu primeiro crochê!

    Muito obrigada pela dica!

  45. sandra disse:

    Bom dia …. gostaria muito de apreender fazer crochê.

  46. sandra disse:

    Bom dia …. gostaria muito de apreender fazer crochê.

  47. Diana disse:

    Amo crochê mais não sei fazer muito bem e só fico no tricô

  48. Diana disse:

    Amo crochê mais não sei fazer muito bem e só fico no tricô

  49. Denise Alves disse:

    Estou iniciando agora amo crochê.
    Gostaria de aprender a fazer caminho de mesa.
    Muito obrigado

  50. Denise Alves disse:

    Estou iniciando agora amo crochê.
    Gostaria de aprender a fazer caminho de mesa.
    Muito obrigado

  51. ameliacasagrande ruano disse:

    gostaria de aprender trabalhar com croche adoro croche é maravilhoso se puderem me ajudar ficarei grata obrigada

  52. ameliacasagrande ruano disse:

    gostaria de aprender trabalhar com croche adoro croche é maravilhoso se puderem me ajudar ficarei grata obrigada

  53. julcileila disse:

    Por favor, queria saber porque meus pontos ficam torcidos e o trabalho final torto! Poderia me ajudar?

  54. julcileila disse:

    Por favor, queria saber porque meus pontos ficam torcidos e o trabalho final torto! Poderia me ajudar?

  55. Ana Paula disse:

    Eu adoro fazer croche não faço muito bem, mas quando tento fazer por exemplo tapete redondo ou quadrado no começo vai bem, mais no final fica tudo repujado vc pode me dar alguma sujestão .

  56. Ana Paula disse:

    Eu adoro fazer croche não faço muito bem, mas quando tento fazer por exemplo tapete redondo ou quadrado no começo vai bem, mais no final fica tudo repujado vc pode me dar alguma sujestão .

  57. Marilene disse:

    Obrigada por aceitar e me ensinar o croché pois é muito lindo esse trabalho. Um abraço.

  58. Marilene disse:

    Obrigada por aceitar e me ensinar o croché pois é muito lindo esse trabalho. Um abraço.

  59. Noraney disse:

    Acho lindo e sei pouco. Gostaria de aprender .

  60. Noraney disse:

    Acho lindo e sei pouco. Gostaria de aprender .

  61. Anelise disse:

    Olá, to a procura de alguém q me diga qual é o nome da linha para fazer barrado no pano de prato. Muito obrigada.

  62. Anelise disse:

    Olá, to a procura de alguém q me diga qual é o nome da linha para fazer barrado no pano de prato. Muito obrigada.

  63. Mariaelineide disse:

    Aprendi fazer capa para liquidificador pela primeira vez usando esses vídeos sobre dicas muito obrigado pelo carinho de todos beijo grande

  64. Mariaelineide disse:

    Aprendi fazer capa para liquidificador pela primeira vez usando esses vídeos sobre dicas muito obrigado pelo carinho de todos beijo grande

  65. Aparecida disse:

    Boa tarde, faço tricor mais ou menos desde de cça, mas agora estou anciosa para atrender croché, acho um trabalho artezanal muiiiiiito bonito.. Por favor será que vcs poderia me ensinar desde o inicio ? desde já agração de coração abraços á todas Aparecida.

  66. Aparecida disse:

    Boa tarde, faço tricor mais ou menos desde de cça, mas agora estou anciosa para atrender croché, acho um trabalho artezanal muiiiiiito bonito.. Por favor será que vcs poderia me ensinar desde o inicio ? desde já agração de coração abraços á todas Aparecida.

  67. Carmen Rodrigues Trigo disse:

    Bom dia muito obrigado estou começando agora a fazer crochê sou canhota o que me dificulta um pouco e não acho ninguém que me ensine gostaria de ter dicas simples como caminho de mesa, tapetes, almofadas coisas pequenas desde ja muito obrigado.

  68. Cleide disse:

    Gostaria de fazer uma bluza em pontos V

  69. alice disse:

    amo fazer croche mas quero aprender rmais bjos

  70. Maria clara disse:

    Vamos aprender crochê! suas Dicas são valiosas!

  71. Joana disse:

    Nossa um mais lindo que o outro, em casa na minha cozinha e banheiro nao pode falta nunca tapetes de crochê. parabéns pela postagem.

  72. pedra hume disse:

    Encantada como este site, adoro crochê mas sou uma iniciante. Já marquei este site no meu favoritos.

  73. Maria raimunda disse:

    Bom dia, gostaria muito de aprender fazer croché mas tenho muito dificuldades em aprender fazer croché como será que posso aprender gostaria de uma ajuda.

  74. Silvana Teixeira disse:

    Boa noite, gostaria de aprender alguma técnica de fazer crochê usando apenas uma mão, a outra mão não se mexe mas pode servir de apoio, minha sobrinha teve um avc, fazia trabalhos lindos, ela ama fazer crochê, e eu queria muito aprender algo pra poder ensinar a ela. Seria muito bom pra sua recuperação e Pra distrair. Será que existe alguma órtese que ajudaria?
    Obrigada
    Silvana.

  75. Luzia Abadia de Carvalho disse:

    Eu quero aprender a fazer crochê. Alguem me ensina por favor

  76. Maria disse:

    Eu vendo tapetes de crochés, são lindos, mas vejo que é pouco valorizado esse trabalho que é tão lindo, as pessoas tem dó de pagar um valor que é justo. Contudo, não são todas as pessoas que enxergam desta forma.

    É muito criativo.
    Abraços.

  77. iracy santos disse:

    Amei aprender fazer croche,gente ja estou ensinando…visualizem e de sua opinião .bjs no coração
    https://www.youtube.com/watch?v=4XyfsSttJfs
    https://www.youtube.com/watch?v=oX5sk2edKBI
    https://www.youtube.com/watch?v=EUm6IAVo3Rk&t=133s

  78. Poderia fazer um tutorial no passo a passo ensinando fazer tapetes, morro de vontade de aprender mas tenho dificuldades.

  79. Você poderia fazer um canal no youtube, com certeza iria ganhar muitos inscritos.

  80. Fernanda Lima disse:

    oi queria convidar vocês a acessarem meu site obrigada https://www.croche.art.br obrigada adminsitradora

  81. Marcia disse:

    Nossa, adorei o seu site de cara, não acredito que não conhecia! parabéns pelo conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *