Como fazer crochê – Antes de você começar

Você está pronta para começar a fazer crochê? Então antes de começar vamos mostrar algumas informações e equipamentos úteis para quem quer aprender a fazer crochê. Nesse artigo vamos focar nas agulhas e linhas.

Como fazer crochê – agulhas

É impressionante como essa pequena ferramenta pode fazer tanta coisa, ainda mais por ser um item que não é flexível. Então vamos olhar para a agulha de crochê e se familiarizar com suas cinco partes diferentes.

Agulha Como Fazer Crochê

A ponta e o pescoço são usados para fazer os pontos; o tamanho do eixo é o que determinará o tamanho da agulha de crochê.

O apoio e o cabo são usados para segurar e manusear a agulha. Assim sendo, aprendendo as partes da agulha de crochê nós poderemos saber qual tipo de agulha devemos usar para os trabalhos em crochê que iremos fazer.

As agulhas de crochê aparecem em duas classificações: agulhas para lã e agulhas de alumínio. As agulhas para lã foram desenvolvidas para uso específico com lã. Algumas delas estão disponíveis no mercado com apoios ergonônicos, pra facilitar o manuseio. Mas para quem está iniciando no crochê, a recomendação é usar as agulhas de alumínio. As agulhas de alumínio são fáceis de segurar, baratas e duráveis. Por outro lado, quanto mais projetos de crochê você for fazendo, seria interessante comprar e testar os outros tipos de agulhas para ver qual você se adapta mais.

Por fim as agulhas de crochê possuem tamanhos diferentes, sendo listadas da menor (usada para linhas finas) até a maior (usada para linhas mais grossas). Geralmente o tamanho da agulha estará estampado em seu apoio; assim fica fácil saber qual tamanho estamos comprando.

Como fazer crochê – linhas

Quando você for até uma loja de linhas, você irá parecer uma criança que acabou de entrar numa loja de doces! Hoje em dia existe uma variedade enorme de linhas para escolhermos para nosso trabalho, entre elas as mais coloridas e até mesmo algumas mais caras.

As linhas são classificadas pelo seu peso, não importando qual o tipo de linha que estamos escolhendo. Cada peso de linha tem sua agulha recomendada para trabalhar e isso nós vamos aprendendo com o tempo.

Abaixo temos uma imagem com algumas sugestões de tamanho de agulha, dependendo da linha que vamos utilizar.

tabela-tex-2
Fonte: Casal Crochê

Sem dúvida, ver algumas dicas para quem quer aprender a como fazer crochê faz muita diferença. Espero ter ajudado você a pelo menos ter uma visão inicial desse maravilhoso mundo do crochê. Se quiser poderá acessar nossa Fan Page e nossos gráficos de crochê gratuitos.